Contador de visitas

web counter free

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Fanatismo

Geralmente se associa Fanatismo com religião. O que é realmente Fanatismo ?

Diz Aurélio em seu dicionário que "fanático" e adj.1.Que se julga inspirado por uma divindade. 2. Que adere cegamente a doutrina ou partido. 3. Que tem grande dedicação ou amor a alguém ou algo. A palavra "fanatismo" indica o modo, comportamento do fanático.
O indivíduo age no meio em que vive, ou seja na sociedade; de acordo com sua convicção íntima. Esta convicção provoca mudanças de comportamento, às vezes até de personalidade. Não há como separar ;estado psicológico de crença(convicção) que o indivíduo professa, ambos andam juntos.
Esta mudança só acontece quando não há equilíbrio mental no indivíduo. Todo indivíduo normal psicológicamente, não absorve qualquer tipo de informação sem que tenha o senso crítico analítico. Com esta deficiência , o indivíduo é influênciado fácilmente, tomando decisões por emoção, deixando à razão.
Todos estão sujeitos a agír por emoção, mas , quando o raciocínio funciona, descobre-se que poderia ter pensado antes de tomar tal decisão. Já aqueles com deficiência no raciocínio, são presas fáceis para as influências externas.
A razão é a capacidade do indivíduo conformar sua crença e sua conduta de acordo com o seu conhecimento do mundo. Mas, caso este conhecimento seja insuficiente, a razão proporciona capacidade para adquirir mais conhecimento importante para a questão. A razão ajusta os impulsos o conceito de realidade do indivíduo aos seus impulsos e crenças.
O Fanatismo começa quando a motivação religiosa atinge apenas as emoções de uma pessoa, seja que tipo de crença for, porque a mesma não exerce religião ou ideais com entendimento, mas , apenas com a emoção. Assim , toda crença ou ideal deve ser analisado.
Fanatismo não é excesso de crença, mas, a falta de entendimento daquilo que se diz crêr.
O Fanatismo não esta relacionado só à religião :existem fanáticos como; torcedores de times ,defensores de teorias partidárias, fãs de cantores(as)ou estilos musicais, seguidores de idealistas ,tal como foi o mal Adolf Hitler, etc, etc. O Fanatismo leva o indivíduo a saír da realidade do mundo, por isso, o seu comportamento não é normal.
O Cristianismo autêntico não leva ninguém ao fanatismo.
No livro bíblico de Atos 8:26-39 ,você notará que o eunuco que lia um texto e não entendia, passou a entender , após uma explicação de Felipe. (Chegou ao seu entendimento).
Ainda no livro de Marcos 12:30 disse Jesus: "Amarás, pois ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento." Este ensino implica em uma ordem imperativa para quem se diz cristão, que indica uma adoração à Deus, onde compromete a totalidade do homem.
"coração" - homem emocional.
"tua alma" -homem espiritual.
"entendimento"-homem racional.
"tuas forças" -homem físico.
Nesta totalidade somos verdadeiros adoradores. Observe ;

*Amar à Deus só com o coração(emoções) possivelmente serás um Fanático.

*Amar à Deus só com a alma, você exercerá religião apenas no espírito, de maneira meramente intuitiva e cairá no misticismo, deixando a ação humana.

*Amar à Deus só de maneira racional(entendimento), não conseguirá amá-lo plenamente, porque tornou-se um religioso intelectual, acreditando entender Deus em sua totalidade de maneira racional, correndo o risco de ser um ateu, e jamais terá todas as respostas para conhecê-lo totalmente, humanamente falando.

*Amar à Deus só com suas próprias forças é outro perigo, exercerá religião materialista, onde tem que vê para crê, não aceitando o sobrenatural de Deus, quando as escrituras diz ;"Sem fé é impossível agradar à Deus" - Hebreus 11:6. Além de outros textos, que informa que "Deus é espírito, e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade."

No versículo seguinte de Marcos 12, versículo 31, Jesus continua e diz sobre o outro mandamento que é "Amar ao próximo, como a si mesmo".
Pesquise em nosso blog o tema: Amor.

Peça à Deus para ser um verdadeiro adorador em sua totalidade, e tome cuidado para não ser um fanático. Faça com entendimento sua adoração, e procure saber dentro da própria palavra de Deus, sê você tem o agradado. Um Abraço !

Um comentário:

  1. Fanatismo tem realmente atrapalhado muitas pessoas,tanto no aspecto físico como espiritual.Gostei muito desse tema,achei o máximo,e muito rico de informações e lições.Carlos

    ResponderExcluir