Contador de visitas

web counter free

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Preconceito

Você sabe o que é preconceito ?
Você é uma pessoa preconceituosa ?

Preconceito é a junção de duas palavras; "Pré"=antes ,"Conceito"=pensamento, idéia.
Preconceito: 1. Pensamento, idéia preconcebida. 2.suspeita, intolerância, aversão a outras raças, credos, religiões, etc.

O preconceito é uma tendência formada no indivíduo durante o período de educação familiar. Os fatores que contribuem para essa tendência são influências do ambiente inserido, religião e o círculo social em que o indivíduo vive e convive. São um aglomerado de informações que possibilitam tal tendência, poderíamos dizer que torna-se uma cultura. Não estamos dizendo se tal cultura está correta ou não; informamos apenas como a tendência aparece no indivíduo.
Complexo preconceituoso, é a tendência que o indivíduo tem de mudar seu próprio comportamento, acreditando que todos em sua volta são preconceituosos, e estarão formando idéias de sua pessoa.
Essa formação está baseada de acordo com o conhecimento que temos em nossa consciência das exigências e limitações impostas pela sociedade.
O preconceito nem sempre segue critérios padrão, geralmente é uma tendência individualista, onde cada indivíduo tem seu próprio critério, defendem aquilo que julgam ser correto ou incorretos. O preconceito aproxima, afasta,impede relacionamentos :Exemplos; 1-Religioso e racista= o indivíduo preconceituoso evita relacionamentos. 2-Inconscientemente= se relaciona com outra pessoa por muito tempo, mas ao saber ou obter uma informação de cunho religioso, e por aversão a tal religião rompe o relacionamento. 3-Profissional =a pessoa pode ser um ótimo profissional, mas devido cor da sua pele ,é impossibilitado o emprego por questão de preconceito. São vários os exemplos.
Muitos perdem grandes oportunidades porque são preconceituosos, Exemplo; devido não conhecer bem uma empresa, fazem uma má idéia antecipada da mesma, e assim, evitam enviar seu currículo para não ser contratado por ela.
O preconceito tem a tendência de ver aparência , nem toda aparência é expressão da verdade. É claro que nem todo preconceituoso se prendem com aparência, porque toda regra tem excessão. Caso o indivíduo tenha aversão a cor de pele, não se deixa levar por profissionalismo, cultura, religiosidade ou até mesmo se é bom cidadão ou não, porque o foco preconceituoso é a cor da pele e não outras coisas.
O preconceito pode ser simpático ou indiferente aos padrões normais de uma sociedade no geral. Nem todos os padrões oficializados de uma sociedade é aceito pelo preconceituoso, e nem sempre estão corretos em sua essência. Exemplo: existem sociedades que compõem paises, nações que são extremamentes preconceituosos e terão dificuldades de relacionamentos com outros. O preconceituoso mais perde do que ganha.
Para vencermos este tabú do preconceito, é começarmos olhar para nós mesmos e ver nossas limitações, fracassos, defeitos, fragilidades e a necessidade que temos dos outros, a qual muitas vezes a vida sempre tem que nos dá uma lição acerca do preconceito. Quantas vezes aquilo que temos aversão, é que nos ajudará nas horas mais difíceis da vida. Por isso devemos olhar com amor as coisas, e nos aproxima, evitando conclusões antecipadas das coisas.
Deus criou o ser humano com objetivo de se relacionar, então há possibilidade de nos relacionar com todos, mesmo não concordando com costumes, culturas, religião e modo de agír. Afinal de contas somos pessoa , e o que difere são as diferenças que temos uns dos outros , Deus nos criou diferentes. A única coisa que não podemos concordar é afronta contra nós, falta de respeito, e o roubo dos direitos dos outros.
No período de Cristo, os judeus por questão de preconceito não se comunicavam e nem passavam na cidade dos samaritanos, cidade de Samaria. Porém, Jesus ao deixar a cidade da Judéia , levou consigo seus discípulos, como objetivo de ír para a cidade da Galiléia,caso não desejasse passar por Samaria, o percurso aumentaria muito rumo à cidade em vista, teria que passar por fora. Como judeu que era, sua cultura não permitia passar na cidade, muitos menos se comunicar com samaritanos. Jesus quebrou o padrão ,com o objetivo de salvar vidas, porque não era preconceituoso,observe na bíblia nolivro de João 4:1-30. Por causa de muitas culturas erradas, onde há muito preconceitos, existem mais atenção com coisas materiais, do que o amor à vida .
O amor supera o preconceito, muitas culturas de nossos antepassados, tem nos atrofiados nossas mentes, fazendo-nos perder oportunidades e nossa vida. Exemplo:"Eu penso assim, porque meu pai ensinou assim, tem que ser assim !" ou "Nascí nessa religião, vou morrer nela!" .Muitas vezes o nosso preconceito nos cega, e não permite ver à vida, e nem a benção de Deus . Tome cuidado com essa tendência !
O preconceito pode fazer parte da personalidade do indivíduo, onde o mesmo por influência discípula outros formando uma cultura no meio em que vive.
Geralmente o preconceituoso é decepcionado com a antecipação de suas idéias, porque parte do que acha, e não do conhecimento.

Peça à Deus, para vencer o preconceito, e descubra qual o plano que Ele têm prá sua vida
São mesmos sinceros votos. Um Abraço !

Nenhum comentário:

Postar um comentário