Contador de visitas

web counter free

quinta-feira, 25 de março de 2010

Alguém Queria Ver Deus

Em tempos passados um poderoso monarca insistia em ver Deus. E por ele ser um governante muito convencido, ordenou aos sacerdotes e sábios que satisfizessem seu desejo num tempo muito breve.
Naturalmente, ninguém podia cumprir esta ordem. Quando todos já estavam tristes e temerosos pelo castigo que o rei iria anunciar, chegou um pastor do campo que ouvira falar do desejo do monarca edisse: "Permita-me, Magestade, satisfazer-lhe o seu desejo ?" "Bem, está",disse o rei, "mas lembre-se que tua cabeça está em jogo."
O pastor levou-o então a um campo aberto e lhe mostrou o sol dizendo: "Olhe para o sol" O rei levantou seu olhar e queria contemplar o sol. Mas o brilho lhe cegava a vista, baixou a cabeça e fechou os olhos, dizendo: "Você quer me cegar ?" "Mas Magestade" disse o pastor, "este é apenas um pequeno objeto de reflexo da criação de Deus, uma pequena faísca do fogo fulminante. Como Sua Magestade quer ver Deus com seus olhos lacrimejantes ? Busque Deus com outros olhos."
Isso agradou ao rei e ele disse ao pastor: "Reconheço teu espírito e a grandeza de tua alma, mas responda-me agora: O que era antes de Deus ?"
Depois de pensar um pouco o pastor disse: "Magestade, não se irrite comigo, mas conte os números." E o rei começou: "Um ,dois ..." "Não" ,interrompeu o pastor. "Comece com o que era antes de um." "Como posso, se antes de um não existia nada" disse o rei. "Muito bem, Magestade, também antes de Deus não existia nada." Esta resposta agradou ainda mais ao monarca. "Eu te recompensarei ricamente, mas antes responda-me outra pergunta: O que faz Deus ?" O pastor percebeu que o coração do rei havia se comovido e disse: "Muito bem, peço-lhe que troquemos de roupa." Então o rei trocou suas vestes com as vestes do pastor de ovelhas. E o pobre pastor disse: "É isso que Deus fez, Ele baixou do trono da sua glória e se tornou como um de nós; nos dá o que Ele possui e recebe aquilo que nós temos e somos."
por LEO TOLSTOI --(Extraído do boletim de Ecos da Liberdade-edição Nº50)

Um comentário: